sábado, 31 de maio de 2008

Criando músicas para Guitar Flash Custom

*FAQ (Dúvidas freqüentes) ao fim do Tutorial!

Olá!
Aqui você vai entender como colocar suas músicas favoritas no Guitar Flash Custom.
Antes de começarmos, saiba que o jogo trabalha com os formatos (.ogg) e (.mp3) para as músicas e (.sng), (.dat), (.chart) e (.mid) para as notas. Se você tentar jogar com notas (.mid) e nao conseguir, converta este arquivo para (.chart) usando o conversor que acompanha o jogo (você irá encontrá-lo no Menu Iniciar, dentro da pasta Guitar Flash Custom).

*Para fazer o Download do jogo clique AQUI!

Vamos lá:
►Se você apenas fez o download da música e da chart (notas), o processo para inserí-las no jogo é o seguinte:

1º - Crie um pasta com a seguinte formatação > Nome da Música - Nome da Banda
(ex. Bohemian Rhapsody - Queen)
Observação: Não há nenhum problema em inverter o nome da pasta (Nome da Banda - Nome da Música). O nome da pasta é a identificação da música no jogo.

2º - Coloque os arquivos da música e a das notas dentro da pasta recém-criada.

3º - Para terminar, mova a pasta em questão para o seguinte diretório padrão: "C:\gamesX\Guitar Flash Custom\musicas"

Pronto! Tudo deve estar funcionando. Mas...

►Se você deseja criar sua própria música para o Guitar Flash Custom, respire fundo e siga os passos:

1º - Crie uma pasta que será usada para todo o processo de criação de músicas (ex. GFCustom)

2º - Faça o download do Audacity (edição de áudio - freeware) clicando AQUI!
*O download do Audacity é opcional, mas recomendado. Seguindo os passos com o uso de Audacity, dificilmente suas músicas ficarão com algum problema de sincronia.
Se você não quiser utilizar o Audacity (não recomendado), você pode tentar ajustar a sincronia manualmente pelo próprio Guitar Flash Custom (através do menu que se abre quando a barra de espaço é pressionada).

3º - Faça o download do Freetar Editor clicando AQUI!

4º - Extraia o Audacity e o Freetar Editor para pastas separadas, dentro da pasta principal

5º - Crie um pasta com a seguinte formatação > Nome da Música - Nome da Banda (ex. Bohemian Rhapsody - Queen) dentro da pasta principal
Observação: Não há nenhum problema em inverter o nome da pasta (Nome da Banda - Nome da Música). O nome da pasta é a identificação da música no jogo.

6º - Copie o arquivo da música que você quer colocar no jogo para a pasta principal (é importante que seja uma cópia, uma vez que ela será modificada)
*Embora o arquivo de música possa ter qualquer nome, é preferível que se use a nomenclatura song.exe para evitar a ocorrência de conflitos e problemas.


7º - Abra o Audacity.

8º - Vá em "Arquivo>Abrir..." e selecione o arquivo de áudio (cópia do original) que está na pasta principal

9º - Por questões de sincronia, iremos fazer a música demorar um pouco mais para começar. Para isso, clique no botão "Rewind" (dupla flecha azul para a esquerda ao lado esquerdo do botão "Play") para ir para o início da música. Em seguida, vá em "Inserir>Silence...".Uma janela irá aparecer perguntando o tempo de silêncio; coloque "2,5". Para conferir o resultado, clique novamente no botão "Rewind" e em seguida no botão "Play". Se a música demorou mais para começar, vamos ao próximo passo.

10º - Vá em "Arquivo>Exportar como MP3" e salve na pasta criada no passo 5 (Aquela com a formatação especial).

11º - Abra o Freetar Editor

12º - Vá em "File>New Song" e selecione o arquivo de áudio que você acabou de salvar.

13º - Vá em "Edit>Song Properties" para configurar seu projeto. Escolha entre artista, ano, e a dificuldade das notas.

14º - A parte mais importante começa agora. Para fazer as notas é bem simples. Os botões 1,2,3,4 e 5 do teclado (NÃO do NumPad) colocam, respectivamente, notas verdes, vermelhas, amarelas, azuis e laranjas. Para começar a criar, basta clicar no "play" no canto inferior direito e ir colocando as notas simultaneamente ao desenrolar da música, isto é, você clica no botão que acha o mais correto ao mesmo tempo que ouve a nota na música. Para facilitar (ou não) sua vida, você pode reduzir a velocidade da música, mas há grande perda de qualidade.
Se precisar editar as notas, vá em "Edit". Lá você encontra opções como mover as notas de posição e aumentar ou reduzir a duração delas (decore os atalhos para facilitar o processo).

*Para selecionar as notas individualmente (uma por uma), segure "Ctrl" e clique sobre elas com o mouse e para selecioná-las em maior número (ao mesmo tempo), clique sobre uma nota, segure "Shift" e clique sobre a última nota que deseja selecionar.

*Para fazer uma nota continuar soando por algum tempo (nota com duração maior que um clique), clique na(s) nota(s) que deseja aumentar (ela vai ficar rosa). Em seguida, pressione a tecla CTRL e, mantendo-a pressionada, vá clicando na seta para direita até que a duração desejada da nota seja alcançada.

No começo pode ser um pouco complicado, mas a prática torna as coisas mais fáceis...Uma boa pré-análise da música também é muito recomendada.

15º - Depois de terminar, vá em "File>Save As ..." e salve seu arquivo de notas dentro da pasta criada no passo 5 (aquela com a formatação especial).

16º - Dentro da pasta com a formatação especial (Nome da Música - Nome da Banda) você deve encontrar um arquivo de áudio já editado e um arquivo de notas. O arquivo de áudio pode ter qualquer nome (nome original, song, etc.) porém o arquivo de notas deve ser renomeado de acordo com a seguinte regra:
-Nível Expert - notes4.sng
-Nível Difícil - notes3.sng
-Nível Médio - notes2.sng
-Nível Fácil - notes1.sng
É muito importante que os nomes dos arquivos sejam correspondentes às suas dificuldades. Se houver somente um arquivo de notas (obviamente, com apenas uma dificuldade), o arquivo pode ser chamado apenas de notes.sng, embora a regra seja sempre válida.

17º - Para finalizar, mova a pasta criada no passo 5 (aquela que contém o arquivo da música já editado e o(s) arquivo(s) de notas já devidamente renomeado(s)) para o seguinte diretório padrão: "C:\gamesX\Guitar Flash Custom\musicas"

18º - É altamente recomendado que pelo menos a primeira execução da música criada seja feita pelo software do próprio Guitar Flash Custom (arquivo:"gfcustom.exe" /Endereço: "C:\gamesX\Guitar Flash Custom\jogo" / Link para Download na Barra Lateral do Blog - "Guitar Flash Custom"). Dessa maneira, são corrigidas possíveis incompatibilidades, minimizando a probabilidade de ocorrerem erros como o do "Não foi econtrado o arquivo de música(MP3)".


*Uma boa idéia seria compartilhar suas criações com os outros jogadores. Para isso, entre na comunidade oficial do Guitar Flash Custom clicando AQUI!

Espero que tenham aproveitado o tutorial! Se seguirem tudo à risca, não deverão ter problemas.
Comentem!

Até a próxima,
UploadeЯ


FAQ:

►O que faço com esse aviso?!







(Clique para ampliar!)

Este aviso não é nada complicado e nem significa qualquer tipo de erro.
A dificuldade surge pois muitos não conseguem entender o que está escrito.

Para exportar arquivos de audio como MP3 pelo audacity, é necessário um arquivo .dll que o programa não consegue encontrar sozinho. O aviso simplesmente pede que você indique o local desse arquivo:

-Nome do arquivo> lame_enc.dll
-Localização do arquivo> Dentro da pasta Audacity 1.2.6 (extraída do arquivo ZIP)
______________________
*Para evitar outras dúvidas, mude o idioma para Português...
Vá em "Edit>Preferences>Interface>Language: Portugues"
Obs: Você deve reiniciar o programa para que a mudança de idioma tenha efeito.

Segue o aviso em Português:








(Clique para ampliar!)

Feito isso, você poderá exportar os arquivos de áudio editados no Audacity para MP3 sem problemas.
Qualquer outra dúvida use o Serviço de Contato na parte inferior do Blog.

___________________________________________________


►A música que eu fiz não carrega... (NaN KB)

Esse problema não possui uma causa específica.

Antes de mais nada, certifique-se de que você está abrindo as músicas do Guitar Flash Custom com o programinha dele (o que tem o fundo verde // Geralmente> "C:\gamesX\Guitar Flash Custom\jogo\gfcustom.exe"). As vezes abrir as músicas do Guitar Flash Custom pelo Guitar Flash pode causar esse erro.

Se isso não funcionar, talvez reiniciar o computador e tentar novamente resolva. Verifique também se o arquivo das notas não está corrompido (abra-o com o Freetar Editor e salve-o novamente). Além disso, verifique se os nomes das pastas e arquivos foram devidamente colocados. Na pior das hipóteses, reinstale o jogo.

Boa Sorte.

___________________________________________________

►Não foi Encontrado o Arquivo de Música (MP3)

A causa deste problema ainda não foi exatamente identificada. Apesar disso, você encontra aqui a solução.

O que acontece é que o software do próprio Guitar Flash Custom é mais compatível com as músicas criadas do que o software do Guitar Flash, no qual há a opção do jogo a ser jogado.

Simplificando, leia o 18º passo do tutorial.

O problema, após todo o procedimento, deve ter sido resolvido.

Boa Sorte.